Licenciado em Gestão Turística e Cultural no Instituto Politécnico de Tomar, Miguel descobriu no ensino profissional a área com que mais se identificava. Atualmente colabora como guia turístico na empresa Caminhos da História, em Tomar, frequentando em simultâneo o mestrado de Gestão. No futuro, pretende manter-se ligado ao setor do Turismo, aplicando as competências da Gestão.

Miguel sempre teve como objetivo prosseguir estudos no ensino superior. Contudo, ao concluir o nono ano, estava indeciso sobre o melhor caminho para atingir o seu objetivo. Já conhecia a escola, onde estudava o irmão mais velho, por isso conversou com alguns professores e decidiu-se pelo curso Técnico de Turismo, que realizou no triénio 2011/2014. Na Escola Profissional de Coruche (EPC) sentiu um forte apoio: “Decidi que iria ingressar no ensino superior na área do Turismo e foi com a ajuda dos professores da EPC que fiz a preparação para os exames nacionais, escolhi a licenciatura e o Instituto Politécnico de Tomar.”

Na opinião de Miguel, os alunos que prosseguem estudos no ensino superior na mesma área do curso profissional sentem-se melhor preparados: “Tinha adquirido muitos conhecimentos, tanto teóricos como práticos, que facilitaram a adaptação na maioria das unidades curriculares da licenciatura, uma vez que a matéria já não me era desconhecida.  Também os dois estágios que pude realizar e a participação nas atividades da escola permitiram-me desenvolver as minhas capacidades de comunicação em português e em línguas estrangeiras (Inglês e espanhol), que aplico diariamente na minha vida profissional.”

No seu percurso, Miguel conta com estágios no Hotel Solar dos Lilases, em Mora, e no Parque de Campismo Azenhas da Seda, em Pavia, onde foi convidado a trabalhar após o estágio curricular. Foi monitor em atividades de Turismo de Aventura, Aquaturismo e Glamping.

A um jovem indeciso sobre a sua escolha, Miguel aconselha o ensino profissional: “Ajuda o estudante a perceber qual a área com que mais se identifica, preparando-o tanto para vida profissional como para o ensino superior na área do curso. Os estágios que proporciona podem vir a ser uma oportunidade de trabalho.”