No ano de nascimento da Escola Profissional de Coruche (EPC), Josélia foi uma das primeiras alunas a iniciar um curso profissional. A escolha do Curso de Manutenção foi quase uma casualidade, pois inscreveu-se na EPC para um curso profissional da área Agroalimentar, mas os resultados dos testes psicotécnicos concluíram que a sua aptidão estava na área da mecânica. Não se arrependeu da mudança de rumo: desde 2004, ano em que terminou o curso Técnico de Manutenção Industrial/Eletromecânica, que exerce funções na empresa Silvex, Indústria de Plásticos e Papéis S.A., em Benavente.

A entrada na empresa aconteceu com a realização do estágio curricular, no final do 12º ano. O desempenho e profissionalismo revelados conduziram a um convite por parte da empresa, onde começou a trabalhar como Técnica de Manutenção, em particular na manutenção e reparação de máquinas de soldadura. Com o decorrer do tempo passou a ter um papel mais ativo na equipa, tornando-se responsável pela Gestão do Armazém de Spare Parts da Manutenção da empresa.

O contacto com a EPC tem-se mantido ao longo dos anos, com o apoio prestado por Josélia aos alunos da EPC que realizam estágios na Silvex e com a sua presença na validação das Provas de Aptidão Profissional do curso Técnico de Manutenção Industrial/Eletromecânica.

Num mundo de “Homens”, em nenhum momento isso foi um constrangimento para o desempenho das suas funções. Atualmente, considera-se realizada profissionalmente e não tem dúvidas que está na área que gosta, por isso a EPC foi a sua melhor opção.