O Desporto Escolar é um projeto, de âmbito nacional, consolidado na EPC com a coordenação do professor Diocleciano Moreira. No ano letivo 2016/2017, a nível interno, realizaram-se torneios interturmas de futsal masculino no final dos períodos letivos, com apoio da Associação de Estudantes. No contexto externo, os alunos participaram em três modalidades: Atletismo, Futsal e BTT. No mês de janeiro realizou-se o corta - mato escolar, que apurou vários alunos para o corta - mato distrital, em Almeirim no mês de fevereiro. Na modalidade de Futsal, a equipa de juniores masculinos jogou três encontros, em Salvaterra de Magos, Santarém e Coruche, entre os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017, tendo-se apurado em primeiro lugar nesta fase de grupos.

Na modalidade de BTT, a participação fez-se em dois escalões masculinos, juvenis e juniores. As provas tiveram início em novembro, em Alpiarça, seguindo-se participações em Tomar, em janeiro, em Ourém no mês de fevereiro, e no Entroncamento nos meses de março e maio. Na prova realizada no dia 5 de maio, a EPC sagrou-se campeã regional por equipas no escalão de juvenis. Na mesma prova, o aluno João Macedo classificou-se em primeiro lugar e o aluno Gabriel Brasileiro em terceiro lugar, no escalão de juvenis. Ambos ficaram apurados para o campeonato nacional, em Gondomar dias 19, 20 e 21 de maio.

No seu conjunto, as modalidades do Desporto Escolar envolveram cerca de sessenta alunos ao longo do ano letivo, reforçando a importância do exercício físico para uma vida mais saudável.