CANDIDATURAS ERASMUS+ ENSINO PROFISSIONAL
Destinatários:
• Alunos dos cursos da EPC para realização da Formação em Contexto de Trabalho no estrangeiro.
O primeiro passo da candidatura é falar com o Orientador Educativo, que poderá esclarecer dúvidas e ajudar em todo o processo.
PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS
A seleção dos candidatos é aprovada pela Direção Técnico-Pedagógica, após auscultação dos Conselhos de Turma e coordenadores de curso. Os critérios de seleção dos candidatos às mobilidades Erasmus+ são:
1) Percurso escolar (aferido através de relatórios elaborados em conselhos de turma, com a descrição do percurso escolar do formando e indicação de grau de concordância) - 10 pontos;
2) Grau de empenho e motivação na participação (avaliação através de carta de motivação elaborada pelo aluno) - 10 pontos;
3) Enquadramento nos critérios estabelecidos para "jovens com menos oportunidades" (aferido através de análise da situação socioeconómica do aluno com recurso a análise documental e entrevistas pessoais) - 10 pontos;
4) Expectativas profissionais futuras (aferidas através de entrevista individual) - 10 pontos.
PROCESSO DE SELEÇÃO DE STAFF
No processo de seleção de staff, os critérios a considerar são:
1) Grau de empenho e motivação para aquisição de novas competências – 10 pontos;
2) Compromisso na partilha e disseminação de resultados – 10 pontos;
3) Capacidade de decisão e influência – 10 pontos.
CANDIDATURAS ERASMUS+ CENTRO QUALIFICA
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS APRENDENTES ADULTOS
A seleção dos aprendentes adultos é feita com base nos seguintes critérios:
- Experiência profissional/competências - 20 pontos
- Interesse e motivação - 20 pontos
- Diversidade socioeconómica - 20 pontos
- Igualdade de acesso – 20 pontos
- Desenvolvimento pessoal - 10 pontos
- Inclusão de pessoas com deficiência - 10 pontos
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO STAFF
- Experiência na orientação e acompanhamento dos percursos de qualificação dos aprendentes adultos – 30 pontos
- Empenho e motivação para a aquisição de competências: 50 pontos
o Pessoais e profissionais que promovam a motivação nos aprendentes adultos
o Na utilização de métodos e técnicas de ensino inovadores
o Utilização de recursos abertos e digitais
o Novas técnicas de trabalho com grupos de aprendentes adultos que promovam a inclusão e participação ativa na sociedade
- Compromisso na partilha e envolvimento no projeto – 20 pontos