O Programa Erasmus+ tem como visão a promoção da Educação e Formação, potenciando a internacionalização e fomentando uma abrangência europeia, sendo fundamental para garantir a cooperação entre instituições.
Internacionalização
A EPC com a internacionalização pretende assegurar condições para a formação, valorização, crescimento e realização pessoal, social e profissional dos seus alunos, apostando numa educação inclusiva que proporcione a todos a participação e o sentido de pertença, em efetivas condições de equidade, contribuindo, decisivamente, para maiores níveis de coesão social e reduzindo o abandono escolar.
Mobilidades
Projetos de mobilidade para fins de aprendizagem de formandos e pessoal da EPC que englobam os seguintes tipos de atividades no estrangeiro:
- Mobilidade de formandos em empresas;
- Mobilidade de pessoal (Staff), que prevê formação através de atividades de job shadowing numa empresa ou noutra organização de EFP.
Países Parceiros
Espanha
Itália
Croácia
República Checa
Bélgica
França
No CQ da EPC os adultos em processo de RVCC têm oportunidade de adquirir competências no estrangeiro, através do programa Erasmus +.
O programa Erasmus +, através da aprendizagem ao longo da vida, tem como objetivos apoiar o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos; contribuir para um crescimento sustentável, emprego de qualidade e coesão social; impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.
Desta forma, com recurso a períodos de mobilidade internacional, pretende-se internacionalizar o Centro Qualifica da EPC, melhorar a qualidade da educação de adultos em contexto formal, informal e não formal, contribuir para o aumento da empregabilidade e para a aquisição e desenvolvimento de competências valorizadas pelo mercado de trabalho.
O Programa Erasmus + é cada vez mais inclusivo e, por isso, devem-se integrar pessoas com poucas oportunidades económicas, sociais, culturais, geográficas ou de saúde, devido à origem migrante, por motivos relativos a deficiência ou dificuldades educativas ou por quaisquer outros motivos, nomeadamente os que podem dar azo a práticas discriminatórias (constantes do artigo 21.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia).
Dimensões do projeto Erasmus+
- Inclusão e Diversidade
- Transformação Digital
- Ambiente e Combate às Alterações Climáticas
- Participação na vida democrática, valores comuns e participação cívica
Mobilidades
- Jobshadowing
- Aprendentes adultos
Critérios de seleção dos aprendentes adultos
A seleção dos aprendentes adultos é feita com base nos seguintes critérios:
- Experiência profissional/competências - 20 pontos
- Interesse e motivação - 20 pontos
- Diversidade socioeconómica - 20 pontos
- Igualdade de acesso – 20 pontos
- Desenvolvimento pessoal - 10 pontos
- Inclusão de pessoas com deficiência - 10 pontos
Critérios de seleção do staff
- Experiência na orientação e acompanhamento dos percursos de qualificação dos aprendentes adultos – 30 pontos
- Empenho e motivação para a aquisição de competências: 50 pontos
o Pessoais e profissionais que promovam a motivação nos aprendentes adultos
o Na utilização de métodos e técnicas de ensino inovadores
o Utilização de recursos abertos e digitais
o Novas técnicas de trabalho com grupos de aprendentes adultos que promovam a inclusão e participação ativa na sociedade
- Compromisso na partilha e envolvimento no projeto – 20 pontos
Países Elegíveis
Alemanha; Áustria; Bélgica; Bulgária; Chéquia; Chipre; Croácia; Dinamarca; Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia; Finlândia; França; Grécia; Países Baixos; Hungria; Irlanda; Itália; Islândia; Letónia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Noruega; Polónia; República da Macedónia do Norte; Roménia; Sérvia; Suécia; Turquia