RVCC ESCOLAR
O Processo de RVCC escolar permite validar e certificar competências adquiridas por via formal, não formal e informal, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, com vista à obtenção de um certificado escolar.
Este sistema, que visa a melhoria dos níveis de qualificação escolar, destina-se a todos os adultos com idade igual ou superior a 18 anos (até aos 23 anos, inclusive, terá de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada) e que não tenham concluído o ensino básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou o ensino secundário (12.º ano).
A certificação obtida através deste processo (tendo por base um Referencial de Competências-Chave) permite não só a valorização pessoal, social e profissional, bem como o prosseguimento de estudos/formação.
RVCC PROFISSIONAL
O RVCC Profissional destina-se a todos os adultos com idade igual ou superior a 18 anos, (até aos 23 anos, inclusive, terá de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada) que não possuem qualificação na sua área profissional, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
É um processo que permite reconhecer, validar e certificar os saberes e competências adquiridos pelos candidatos (em contexto profissional noutros contextos de vida), à luz de um Referencial de Competências associado a cada saída profissional e inserido no Catálogo Nacional de Qualificações, resultando na atribuição de um Certificado de Formação Profissional.
Saídas profissionais:
• Operador de Logística
• Técnico Comercial
• Eletricista de redes
• Técnico de redes elétricas
• Técnico de Apoio à gestão
• Soldador/a
• Serralheiro Mecânico
• Técnico de Ação Educativa
• Operador Florestal
• Técnico de Análise laboratorial
• Agente em geriatria
• Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade
ERASMUS+ PARA ADULTOS
No CQ da EPC os adultos em processo de RVCC têm oportunidade de adquirir competências no estrangeiro, através do programa Erasmus +.
O programa Erasmus +, através da aprendizagem ao longo da vida, tem como objetivos apoiar o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos; contribuir para um crescimento sustentável, emprego de qualidade e coesão social; impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.
Desta forma, com recurso a períodos de mobilidade internacional, pretende-se internacionalizar o Centro Qualifica da EPC, melhorar a qualidade da educação de adultos em contexto formal, informal e não formal, contribuir para o aumento da empregabilidade e para a aquisição e desenvolvimento de competências valorizadas pelo mercado de trabalho.
O Programa Erasmus + é cada vez mais inclusivo e, por isso, devem-se integrar pessoas com poucas oportunidades económicas, sociais, culturais, geográficas ou de saúde, devido à origem migrante, por motivos relativos a deficiência ou dificuldades educativas ou por quaisquer outros motivos, nomeadamente os que podem dar azo a práticas discriminatórias (constantes do artigo 21.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia).
Dimensões do projeto Erasmus+
- Inclusão e Diversidade
- Transformação Digital
- Ambiente e Combate às Alterações Climáticas
- Participação na vida democrática, valores comuns e participação cívica
Mobilidades
- Jobshadowing
- Aprendentes adultos
Critérios de seleção dos aprendentes adultos
A seleção dos aprendentes adultos é feita com base nos seguintes critérios:
- Experiência profissional/competências - 20 pontos
- Interesse e motivação - 20 pontos
- Diversidade socioeconómica - 20 pontos
- Igualdade de acesso – 20 pontos
- Desenvolvimento pessoal - 10 pontos
- Inclusão de pessoas com deficiência - 10 pontos
Critérios de seleção do staff
- Experiência na orientação e acompanhamento dos percursos de qualificação dos aprendentes adultos – 30 pontos
- Empenho e motivação para a aquisição de competências: 50 pontos
o Pessoais e profissionais que promovam a motivação nos aprendentes adultos
o Na utilização de métodos e técnicas de ensino inovadores
o Utilização de recursos abertos e digitais
o Novas técnicas de trabalho com grupos de aprendentes adultos que promovam a inclusão e participação ativa na sociedade
- Compromisso na partilha e envolvimento no projeto – 20 pontos
Países Elegíveis
Alemanha; Áustria; Bélgica; Bulgária; Chéquia; Chipre; Croácia; Dinamarca; Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia; Finlândia; França; Grécia; Países Baixos; Hungria; Irlanda; Itália; Islândia; Letónia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Noruega; Polónia; República da Macedónia do Norte; Roménia; Sérvia; Suécia; Turquia
Para mais informações ou para efetuar a sua pré-inscrição envie os seus dados (nome, localidade, data de nascimento, nº do cartão de cidadão, nº do NIF, nível de certificação que possuem, contacto telefónico e contacto de email) para o endereço centro.qualifica@epcoruche.pt, ou através do telefone 243 617 258 (chamada para a rede fixa nacional).